21 out ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E SENSORIAL EM DOMICILIO
Algumas habilidades cognitivas sofrem alterações quando envelhecemos, em particular, habilidades como a memória episódica e a memória operacional que declinam significativamente. A manutenção da cognição é importante para a promoção da independência e autonomia do idoso.
Os idosos, quando estimulados, podem apresentar melhor desempenho em tarefas cognitivas. A estimulação cognitiva pode ser entendida como atividades que buscam estimular as funções cognitivas superiores como memória, velocidade de processamento, linguagem, função executiva, dentre outras. O objetivo é amenizar ou mesmo sanar as possíveis dificuldades em uma ou mais dessas funções.
Estudos demonstram que participar de atividades de estimulação pode atrasar o inicio acelerado da perda de memória, ou seja, idosos que recebem estimulação demoram mais para começarem a sofrer prejuízos na memória ou em outras funções cognitivas superiores quando comparados a idosos que não recebem nenhuma estimulação.
A estimulação sensorial também é muito importante para: identificar os cinco sentidos; estimular as sensações; desenvolver o autoconhecimento; reconhecer e identificar os diferentes sons, cheiros, sabores, texturas e imagens; compreender as sensações que nos são despertadas; reconhecer os diferentes sentimentos que podemos ter e aguçar os sentidos e expressões.
É pelos sentidos que percebemos como é o mundo ao nosso redor. Com o envelhecimento, essas experiências sensoriais têm uma variação no grau da intensidade e na forma. O circuito estimula os idosos com materiais e atividades que despertam a gustação, o olfato, o tato, a audição e a visão.
INFORME-SE PELOS TELEFONES (11) 4016.6111 / 97082.5611 (whats app) ou pelo e-mail contato@vidamaisviva.com.br
Sorry, the comment form is closed at this time.